Eixos:
- Saberes, Formação e Identidade:
- Tempos e espaços na configuração da identidade docente.
- A formação do professor para as práticas e saberes escolares.
- As condições sociais e históricas na/da formação e do trabalho docente.
- Os saberes, as qualificações e as competências do professor.
- Profissão docente: aspectos da formação inicial e continuada.
- Saberes e Práticas pedagógicas:
- Trajetórias escolares e desigualdades sociais de escolarização.
- Cultura da/na escola e saberes escolares.
- As mediações tecnológicas na relação trabalho e educação.
- Práticas educativas não escolares.
- Saberes e Currículo:
- Políticas de currículo e de formação de professores.
- Gênero, etnia, classe social e currículo.
- Cotidiano escolar: avaliação, currículo e práticas pedagógicas.
- Pedagogia e Politicas Públicas:
- Fundamentos políticos, históricos, filosóficos, sociológicos e pedagógicos das políticas públicas educacionais.
- Programas, projetos e propostas educacionais na Pedagogia.
- Gestão educacional: planejamento, financiamento, avaliação e monitoramento de sistemas de ensino e de práticas educativas.
- Políticas de acesso ao ensino superior brasileiro.
- Educação especial no contexto da educação brasileira.
Modalidades de submissão:
Oficina: produção coletiva com a finalidade de promover o aprendizado compartilhado. Pode oferecer também estudos de caso e dinâmicas, sendo promovidas discussões e espaços para perguntas.
Mini-curso: são oferecidas atividades de caráter mais teórico, que proporcionam novos conhecimentos e vivências, a partir da experiência de um ou mais proponentes do trabalho.
Pôster: é uma ilustração resumida de pesquisa mostrada em encontros e conferências. Combina formas gráficas, cores e informações que têm a intenção de transmitir e fixar uma mensagem.
Mesa Redonda: é composta por duas ou mais pessoas, de opiniões complementares ou divergentes, que expõe suas ideias ao início da discussão e depois é aberto um espaço para troca de ideias.
Exposição: é uma apresentação/manifestação de objetos, artísticos ou outros, que estimulam a criatividade, a produção, o comércio ou a cultura. Desenvolve-se num determinado espaço durante um dado período de tempo.
Mostra Cultural: tem por objetivo estimular, promover e reconhecer a criatividade em produções artísticas autorais, de forma a compartilhar diversos trabalhos que visam saberes e práticas.
Comunicação Oral: trata-se de uma exposição oral de resultados obtidos por meio de uma pesquisa concluída ou em andamento, que poderá contribuir para outras de semelhante temática ou, receber contribuições dessas e demais outras.
Orientações para Submissão de Trabalhos
Caro proponente, preencha o formulário a seguir. Depois, crie um documento, que deve ser anexado no formulário (formato PDF OU DOC; LETRA ARIAL 12, ESPAÇAMENTO ENTRELINHAS 1,5 cm e MARGENS, SUPERIOR E ESQUERDA 3 cm, E INFERIOR E DIREITA 2cm) com as seguintes informações, de acordo com as modalidades :
Modalidade 1 – Oficinas, Minicursos e Mostras (Exposições e Apresentações Artístico-Culturais)
Proponente(s) (NOME, TITULAÇÃO E INSTITUIÇÃO – máximo 4 pessoas) | Nomes dos autores. Aquele que submete o trabalho (acessa o sistema) é considerado o responsável pelo trabalho |
Título do trabalho | Centralizado, letras maiúsculas e negrito. |
Ementa | As temáticas abordadas. |
Recursos necessários para a proposta | |
Tempo de duração da proposta (no máximo 4 horas) |
Modalidade 2 – Comunicação Oral e Mesa Redonda
Resumo | Resumo geral do trabalho a ser apresentado. |
Palavras- Chave | – |
Tempo de duração da proposta (no máximo 4 horas). | Tempo necessário para a apresentação |
Recursos necessários para a proposta. | – |